Apresentação pública da Associação Luís de Camões

Publicado em terça-feira, 11 dezembro 2018 14:55

O Liceu Literário Português no Rio de Janeiro acolheu no dia 10 de dezembro de 2018, a apresentação pública da Associação Luís de Camões (ALC), constituída a 14 de maio do corrente ano.

Fundada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e por três instituições históricas de raiz portuguesa no Rio de Janeiro – Real Gabinete Português de Leitura (1837), Liceu Literário Português (1868) e Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V (1868) –, a ALC tem como objetivo “zelar pela proteção, preservação e valorização do património material e imaterial que compõem o acervo cultural, social, educacional e histórico lusitano” agregado às três instituições brasileiras supramencionadas.

No discurso de apresentação da ALC, o Presidente do Camões I.P., Luís Faro Ramos, destacou os propósitos da Associação, a agilidade com que a mesma se concretizou desde os primeiros contactos estabelecidos em 2016 tendo em vista a apresentação da ideia pelo Dr. Francisco Gomes da Costa (Presidente dos três Associados  Fundadores Brasileiros) ao Secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, a sua constituição legal a 14 de maio de 2018 e a apresentação pública, a 10 de dezembro de 2018.

Na cerimónia foi também apresentada a Diretora Institucional da ALC e representante do Camões, I.P. na ALC, Teresa Macedo, e divulgadas as linhas orientadoras do plano de atividades da ALC para 2019/2020, com particular destaque para a promoção da leitura, do livro e do audiovisual.

O “Prémio Associação Luís de Camões” – anual e dirigido a jovens escritores portugueses e brasileiros, para distinguir primeiras obras em poesia ou em prosa – ou o concurso de leitura em voz alta “Escrita Falada”, destinado a estudantes do ensino médio (entre os 13 e os 18 anos) de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, são algumas das ações que concretizarão este eixo temático do plano de atividades da ALC para o próximo ano.

As comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães e dos centenários do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Jorge de Sena serão prioritários nas atividades da ALC em 2019/2020, bem como a promoção de estudantes e docentes entre Portugal e o Brasil.

O evento, que comemorou também os 150 anos do Liceu Literário Português, contou com a presença de inúmeros associados daquelas três instituições brasileiras, de professores, investigadores, intelectuais e alunos do Liceu.

Do lado de Portugal, além do Presidente do Camões, I.P., estiveram presentes o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Jaime Leitão, a diretora Institucional e representante do Camões, I.P. na ALC, Teresa Macedo e a conselheira cultural da Embaixada de Portugal em Brasília, Alexandra Pinho.

20384 1