Apresentação pública da Caixa Pedagógica de Imagens sobre Mutilação Genital Feminina

Publicado em quinta-feira, 24 novembro 2016 13:03

Decorreu no dia 23 de novembro de 2016, no Anfiteatro da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, a apresentação pública da Caixa Pedagógica de Imagens sobre Mutilação Genital Feminina, com a presença de um representante do Camões, I.P.

Este projeto, financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, resulta de um trabalho em parceria entre a P&D Factor – Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento, a AJPAS – Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde, e o CNAPN - Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas à Saúde da Mulher e da Criança da Guiné-Bissau.

A apresentação contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, que aludiu à importância do contributo das intervenções da cooperação para o desenvolvimento na prevenção e combate à MGF e a todas as práticas nefastas.

A Caixa Pedagógica de Imagens sobre as consequências física da Mutilação Genital Feminina visa promover uma ampla tomada de consciência dos efeitos nefastos da prática e da necessidade do seu abandono. Esta é a 1ª edição revista e atualizada em português (setembro 2016) da versão produzida pelos Comités do Burkina Faso e Guiné-Bissau e que contou com o apoio do programa conjunto UNFPA/UNICEF.

A sua utilização é prioritária para sessões de informação/sensibilização com as comunidades, idealmente em pequenos grupos e em sessões de planeamento familiar, saúde infanto-juvenil, saúde materna, sexual e reprodutiva e na formação de profissionais de saúde, educação e outros mas sempre por profissionais com conhecimentos e formação específica sobre o tema.