Apresentação Pública do Plano de Ação Cultural Externa 2020

Publicado em quarta-feira, 19 fevereiro 2020 17:23

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva e a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, apresentaram no dia 19 de fevereiro de 2019, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Plano Indicativo da Ação Cultural Externa para 2020.

A promoção internacional da língua portuguesa e do fado, através da celebração do centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues, são dois dos eixos do Programa de Ação Cultural Externa para 2020.

O Programa de Ação Cultural Externa é uma iniciativa conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura, para internacionalizar a cultura portuguesa e projetar "a imagem de Portugal no mundo", estando previstas este ano 1.594 ações, como colóquios, exposições, concertos e participação em feiras e festivais internacionais, em 84 países.

Na apresentação do programa à imprensa, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, destacou a celebração a 05 de maio do Dia Mundial da Língua Portuguesa, agora sob a égide da Organização das Nações Unidas.

"É uma ocasião para revisitarmos em alta a nossa própria estratégia de promoção internacional da língua portuguesa, (...) para nos munirmos de novos instrumentos para a projeção internacional da nossa língua", disse Augusto Santos Silva, sem especificar o que será feito.

O Chefe da Diplomacia Portuguesa associou ainda ao programa a reabertura do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, no Brasil, a 25 de junho, e que ficará marcada por uma reunião de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Nesse eixo estratégico de promoção da língua portuguesa, Augusto Santos Silva sublinhou também a ideia de "continuidade" face ao trabalho dos últimos anos, de internacionalização da literatura portuguesa, estando prevista a presença de Portugal nas feiras do livro de Frankfurt (Alemanha), Bogotá (Colômbia), Guadalajara (México), Bolonha (Itália), Sevilha (Espanha) e Lima (Peru), sendo Portugal o país convidado desta última.

O ano de 2020 será ainda o de aplicação da nova linha conjunta de apoio à tradução e edição de autores de língua portuguesa, pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

Outro dos eixos programáticos da Ação Cultural Externa será a promoção internacional da música portuguesa, em particular do fado, "tirando partido de 2020 ser o ano do centenário do nascimento de Amália Rodrigues", disse o ministro.

Está prevista a realização do Festival do Fado em 18 cidades, entre as quais Barcelona, Buenos Aires, Cidade do México, Pequim, Quito, Rabat, Rio de Janeiro, Santiago do Chile e São Paulo, Sevilha.

Entre as centenas de iniciativas previstas para 2020 estão ainda a participação de Portugal na Expo Dubai, em outubro, e na Capital Mundial da Arquitetura 2020 no Rio de Janeiro, a presença da Portugal Film Commission em eventos como o festival de cinema de Busan, na Coreia do Sul, e o American Film Market.

Num balanço do que foi o Programa de Ação Cultural Externa em 2019, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse que aconteceram 1.850 ações e iniciativas em 84 países, em particular em torno da celebração dos 500 anos da viagem de circum-navegação e do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Os dois governantes referiram ainda que este ano será ainda o de definir estratégias para 2021, porque Portugal irá presidir à União Europeia, estando prevista a realização da já anunciada Temporada Cruzada, entre Portugal e França.

A promoção internacional da cultura e língua portuguesas é uma prioridade das políticas públicas e um desígnio capaz de reforçar a imagem externa da riqueza patrimonial e do dinamismo criativo de Portugal. Para além dos eixos transversais de programação definidos na Resolução de Conselho de Ministros da ação cultural externa, foram definidos domínios prioritários de intervenção.

mne2

mne1

Com Lusa

Fotografias: Ministério dos Negócios Estrangeiros