Sala do Senado da AR acolheu o 1º Fórum de Educação para o Desenvolvimento

Publicado em quarta-feira, 29 outubro 2014 15:57

O 1º Fórum de Educação para o Desenvolvimento (Fórum ED), dedicado ao tema “A importância do exercício da cidadania global”, reuniu no Parlamento, em Lisboa, cerca de 140 participantes, entre deputados, decisores e representantes de instituições públicas e de organizações da sociedade civil envolvidas na implementação da ENED.

Organizado pela Comissão de Acompanhamento da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015 (ENED), em colaboração com as entidades subscritoras do Plano de Ação da ENED, bem como com o Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento, o Fórum ED realizou-se na Sala do Senado da Assembleia da República a 28 de outubro de 2014.

A Comissão de Acompanhamento é composta pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Direção-Geral da Educação, Plataforma Portuguesa das ONGD e CIDAC-Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral.

O Fórum ED incluiu a apresentação do relatório do peer review (exame pelos pares) do Global Education Network Europe (GENE) à ED em Portugal. O GENE é a organização referência na Europa neste domínio e envolve representantes de 25 países.

No relatório reconhece-se o “forte e continuado apoio à Educação para o Desenvolvimento em Portugal”, a “ampla participação dos atores interessados” e o “empenho político claro em manter o nível de financiamento”.

No mesmo documento observa-se que “a capacitação é uma prioridade para todas as instituições” e salienta-se a importância de manter “o impulso dado à integração da ED em todos os níveis de ensino”.