Argentina: Exposição sobre experiência sensorial na arquitetura, em Buenos Aires

Publicado em quinta-feira, 08 maio 2014 11:21

A exposição Que Ven Los Que no Ven?, baseada na descoberta do espaço através dos sentidos, vai ser inaugurada no dia 13 de maio de 2014, pelas 19h00, na Sala 23 do Centro Cultural Borges, em Buenos Aires, com o apoio do Camões, IP.

As atividades organizadas no âmbito da exposição terão como ponto de partida algumas questões: «o que torna um edifício belo se não o podemos ver?», «como construir estruturas harmoniosas sendo invisual?», «como nos deslocamos no espaço se não podemos ver?».

Assim, procurar-se-á proporcionar um melhor entendimento dos visitantes para algumas técnicas e materiais atualmente utilizados em espaços públicos e privados que visam facilitar o acesso e circulação de todos.

O arquiteto português Carlos Mourão Pereira, invisual devido a um acidente em 2006, irá apresentar algumas das suas obras e demonstrar que os objetos e o espaço podem ser reconhecidos e identificados através dos outros sentidos.

As texturas e temperatura dos materiais e a difusão do som nos mesmos são alguns dos exemplos que poderão ser experimentados pelos visitantes da exposição, que conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Buenos Aires.

O arquiteto Carlos Mourão Pereira fará, no dia 15 de maio, às 18h00, uma visita multissensorial ao edifício das Galerias Pacífico. O ponto de encontro será em Viamonte 525, 1º Piso. Pelas 19h00 do mesmo dia dará uma conferência na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Buenos Aires.