Argentina: Participação de Salomé Lamas na Bienal de la Imagen en Movimiento

Publicado em quinta-feira, 15 outubro 2020 17:35

A Bienal de la Imagen en Movimiento (BIM) é um evento artístico que celebra desde 2012, o vídeo e o cinema experimental na cidade de Buenos Aires.

Trata-se de um evento gratuito, um “espaço poliédrico para a expressão audiovisual, desde uma perspectiva que refracta e desordena as múltiplas linguagens da imagem em movimento”.

Este ano a BIM conhece a sua 5.ª Edição, que terá lugar de forma virtual, entre 22 e 31 de outubro de 2020. Para responder e dialogar com o momento presente, foi criado o projeto “Mirarnos a los ojos (volver a)”/“Vermo-nos olhos nos olhos (voltar a)”, uma plataforma audiovisual que funciona como um coro e que surgiu a partir da experiência do confinamento mundial. Esta plataforma conta com a participação de mais de 70 artistas de diferentes continentes. Este ano integra a plataforma, o filme Extraction: The Raft of the Medusa, uma alegoria aos estados de emergência em política ambiental, clima e migração com um propósito ético-político, da realizadora portuguesa Salomé Lamas.

A plataforma está disponível aqui: https://bim.com.ar/

Durante os dias da BIM, Salomé Lamas irá participar não só em encontros e conversas virtuais com outros artistas mundiais, que partilharão as suas experiências e inquietações em relação às artes visuais, como em mesas virtuais de debate sobre a contemporaneidade e os modos de produção de um presente que quer olhar para o futuro.