Artista português António Jorge Gonçalves em Bruxelas, Antuérpia e Gand

Publicado em terça-feira, 08 outubro 2013 13:18

António Jorge Gonçalves, designer e performer visual, autor de novelas gráficas, de cartoons políticos e de banda desenhada, estará na Bélgica de 22 a 25 de outubro para apresentar a sua obra a alunos de língua portuguesa e outros interessados na Universidade Livre de Bruxelas, no HIVT (Antuérpia) e na Faculdade de Letras da Universidade de Gand.

Segundo o criador, a «narração por imagens é o seu território favorito». A sua obra já foi publicada e exibida em vários países, entre os quais Austrália, Bélgica, Brasil, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Portugal, Coreia do Sul, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Nos últimos anos António Jorge Gonçalves tem-se dedicado ao desenho digital em tempo real, participando em espetáculos musicais, teatrais ou de dança e ópera.

É autor do projeto Subway Life, apoiado, entre outros, pelo Camões, IP. O projeto deu origem a um livro constituído por retratos de pessoas desenhadas «em flagrante» no metro de dez cidades de todo o mundo.

Desde 2004, colabora semanalmente no suplemento Inimigo Público (publicado às sextas-feiras no diário Público), com um cartoon que revê de forma irónica e acutilante a ação política nacional e internacional.

A presença de António Jorge Gonçalves é promovida pela Embaixada de Portugal na Bélgica e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e conta com a colaboração das instituições e universidades belgas que têm um leitorado de Português.