Portugal: “Ascensão do Sul” analisada no Relatório do Desenvolvimento Humano

Publicado em segunda-feira, 18 março 2013 17:12

O destaque do Relatório do Desenvolvimento Humano 2013 vai para a “Ascensão do Sul”, tida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como “uma das evoluções mais animadoras dos últimos anos”.

O relatório intitulado “A Ascensão do Sul: Progresso Humano num Mundo Diversificado” aponta que a maioria dos países em desenvolvimento teve um bom desempenho, dos quais um grande número realizou progressos particularmente significativos, sendo neles que se manifesta a “ascensão do Sul”.

Se por um lado, se registaram avanços rápidos em países de maiores dimensões, como Brasil, China, Índia, Indonésia, África do Sul e Turquia, por outro, países com economias mais pequenas - como o Bangladesh, Chile, Gana, Maurícia, Ruanda e Tunísia - também progrediram significativamente.

A esse propósito, o relatório destaca três fatores impulsionadores para o desenvolvimento dos países do Sul: “um Estado proativo no domínio do desenvolvimento; a exploração de mercados mundiais e uma aposta numa política social inovadora.”

O Relatório do Desenvolvimento Humano de 2013 é o mais recente de uma série de Relatórios do Desenvolvimento Humano publicados pelo PNUD desde 1990.