10ª Assembleia Geral da Practitioners Network for European Development

Publicado em quinta-feira, 18 maio 2017 14:47

No dia 17 de maio de 2017 estiveram reunidos em Londres os CEO das agências de cooperação para o desenvolvimento da União Europeia (UE) que constituem a Practitioners Network for European Development (PN), para a sua 10ª Assembleia Geral. O Camões, I.P., fez-se representar pelo seu Vice-Presidente, Gonçalo Teles Gomes.

O evento contou ainda com a presença do Direto - Geral de Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia, Stefano Manservisi, enquanto observador da rede, uma vez que o tema condutor da assembleia deste ano foi uma Solução Europeia para o Consenso Europeu para o Desenvolvimento. Discutiu-se neste âmbito o papel que as agências de desenvolvimento europeias podem desempenhar através de mecanismos de implementação conjunta.

Tratam-se de soluções operacionais para uma estratégia europeia que visa responder aos enormes desafios da agenda 2030 e ODS, como a cooperação delegada, reconhecimento mútuo dos sistemas nacionais, acordos de codelegação entre agências, negociação do futuro Regulamento Financeiro da UE, soluções de geminação, novos fundos fiduciários da UE, etc.

A PN é uma plataforma de partilha, coordenação e harmonização de práticas entre as principais agências europeias de cooperação bilateral para o desenvolvimento. A rede, criada em 2007, tem permitido não só o reforço da cooperação e colaboração entre as agências como também entre estas e a UE. Desta forma, a participação das agências na PN tem demonstrado ser um meio eficaz de influência junto das instituições europeias no que respeita à política de cooperação internacional e desenvolvimento levada a cabo pela Comissão como também uma plataforma útil de diversificação de parcerias, de modalidades de implementação e de fontes de financiamento, em particular através da cooperação delegada pela UE.