Assinatura de Adenda ao Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a OEI

Publicado em terça-feira, 20 abril 2021 15:50

Teve lugar, no dia 19 abril de 2021, na sede do Camões, I.P., a cerimónia de assinatura da Adenda n.º 1 ao Protocolo de Cooperação entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), assinado em 15 de novembro de 2015.

Foram signatários da Adenda o Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, e o Secretário-Geral da OEI, Mariano Jabonero. Marcou também presença na cerimónia a Diretora do Escritório da OEI em Portugal e Diretora-Geral de Bilinguismo e Difusão da Língua Portuguesa (DGBDLP), Ana Paula Laborinho.

Esta Adenda visa aprofundar o compromisso de cooperação entre as duas entidades no domínio da língua portuguesa e da promoção cultural em duas áreas concretas de colaboração, designadamente a realização de estágios não remunerados de estudantes dos leitorados do Camões, I.P nos escritórios da OEI em países do espaço ibero-americano e a possibilidade de cedência mútua de espaços para o desenvolvimento de iniciativas de interesse comum e/ou em áreas prioritárias para ambas as entidades, nos países do espaço ibero-americano.

Durante a cerimónia, o Presidente do Camões I.P. teve a oportunidade de saudar o extenso trabalho de cooperação que tem vindo a ser levado a cabo pelas duas entidades desde a celebração do referido Protocolo de Cooperação Bilateral, assinado em 19 de novembro de 2015, e muito especialmente após a abertura do primeiro escritório da OEI em Portugal, em 2018, ano em que a Organização obteve também o Estatuto de Observador junto da CPLP.

Salientou, neste contexto, o contributo da valiosa colaboração entre o Camões I.P. e a OEI para a promoção da Língua Portuguesa no espaço ibero-americano, nomeadamente em regiões de fronteira; para a consolidação do bilinguismo no seio da OEI; para a difusão da tradução e publicação de autores portugueses em espanhol e vice-versa; e para o reforço da proximidade ibero-americana na área das ciências sociais e humanas, bem como no mundo digital.

Por fim, o Presidente do Camões I.P. transmitiu o empenho de Portugal em participar da forma mais proactiva possível na 2.ª edição da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), a ter lugar no final deste ano, a qual, à semelhança da sua primeira edição, procurará promover a profusão da produção e difusão científicas nas línguas portuguesa e espanhola.

Por seu turno, o Secretário-Geral da OEI valorizou o papel da sua Organização na promoção de uma comunidade cultural e económica luso-espanhola no espaço ibero-americano, assente na partilha de valores e num almejado bilinguismo e compreensão mútuas, objetivos estes claramente partilhados com o Camões, I.P., o que justifica o reforço da cooperação bilateral através da assinatura da Adenda.

Referiu a realização, no ano anterior, da primeira edição da CILPE como exemplificativa do potencial da investigação e divulgação da investigação científica luso-espanhola, sendo relevante procurar, através do trabalho conjunto, explorar ao máximo o potencial existente nesta e noutras áreas de cooperação.

32304 L1

32304 L2

32304 L3