Assinatura de Protocolo com Biblioteca e Arquivo da Santa Sé

Publicado em quarta-feira, 16 dezembro 2020 09:59

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Biblioteca e Arquivo da Santa Sé, no Vaticano, assinaram, no passado dia 4 de dezembro, um Protocolo de Cooperação  que conta ainda com a parceria do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto Português de Santo António de Roma, tendo em vista promover a mobilidade de investigadores portugueses junto de uma das bibliotecas mais importantes do mundo.

 

O protocolo decorre da presença do Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, Bibliotecário e Arquivista da Biblioteca e Arquivo da Santa Sé, no Seminário que o Camões, I.P. anualmente promove dedicado a temas da Cooperação, da Cultura e da Língua, este ano ocorrido em janeiro, tendo nessa ocasião sido delineados os contornos e os objetivos gerais da colaboração agora formalizada, alargada, por sugestão do Cardeal, às parcerias com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e com o Instituto Português de Santo António de Roma,  herdeiro do património do antigo “Hospício da Nação Portuguesa em Roma” e com um ampla ação nos domínios social e cultural.

No quadro deste protocolo, pretende-se promover o acesso mais facilitado de investigadores portugueses ao vasto e relevante acervo documental do Arquivo e Biblioteca do Vaticano, cabendo ao Camões, I.P. a concessão de bolsa para esse fim, ao Instituto Português de Santo António o apoio logístico em Roma, no decurso dos trabalhos de investigação, e a sua identificação dos candidatos ao Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. No seu conjunto, estas entidades concorrerão, assim, para um programa que toca diversas vertentes das políticas públicas em matéria de língua, cultura, conhecimento e investigação.  Promovendo a mobilidade académica, envolvendo investigadores portugueses, e produção de ciência e de conhecimento em língua portuguesa, o programa, tendo em conta a matriz dos proponentes, confere igualmente um estímulo à pesquisa e à investigação  com potencial de promoção de valores humanistas e do diálogo entre culturas, entre religiões, entre sociedades.

A cerimónia decorreu, em simultâneo, em Lisboa e na Cidade do Vaticano, em modo digital, e contou com a participação da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro; do Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida; do Bibliotecário e Arquivista da Biblioteca e Arquivo da Santa Sé, Cardeal D. José Tolentino de Mendonça; do Reitor do Instituto Português de Santo António em Roma, Monsenhor Agostinho da Costa Borges; do Diretor do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, Paulo Fontes, e do Núncio Apostólico em Lisboa, Monsenhor Ivo Scapolo.

31990 2

31990