Assinatura de Protocolo de Apoio Financeiro à Promoção da Língua Portuguesa, entre o Camões, I.P. e o Banco Santander Totta

Publicado em terça-feira, 31 janeiro 2023 10:08

Foi celebrado no dia 30 de janeiro de 2023, na sede do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, um Protocolo entre o Camões, I.P. e o Banco Santander Totta, S.A. que visa o apoio à promoção da língua portuguesa. O documento foi assinado pelo Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, e pelo Administrador do Banco, Miguel Belo de Carvalho.

A valorização da língua portuguesa como uma língua internacional é um objetivo prioritário da política externa portuguesa, cabendo ao Camões, I.P. propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro. A valorização e a promoção do português, enquanto língua de negócios, estão também ligadas aos processos de internacionalização das empresas, que podem tirar partido da associação das respetivas marcas e produtos ao valor global da língua portuguesa.

Como instrumento para concretização deste objetivo, foi criado o estatuto da Empresa Promotora da Língua Portuguesa (EPLP), iniciativa que conta já com 13 empresas aderentes, de várias áreas de negócio e com diferentes modalidades de contribuição. O Banco Santander Totta, S.A. foi das primeiras instituições a terem este estatuto (2017).

O apoio financeiro do Banco Santander Totta, ao abrigo do presente protocolo, destina-se ao pagamento de bolsas de estudo oferecidas para a frequência de cursos superiores lecionados em Portugal e em língua portuguesa.

Durante a vigência do último protocolo foram atribuídas 14 bolsas a estudantes dos seguintes países: Argentina, Canadá, Espanha, França, Polónia e Reino Unido.

33695 3

33695 4

33695 1