Assinatura de Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade Pedagógica de Maputo

Publicado em terça-feira, 23 novembro 2021 11:23

A Universidade Pedagógica de Maputo (UPMaputo) e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. assinaram, no dia 22 de novembro de 2021, um protocolo de cooperação para a realização da 5.ª edição do Curso de Mestrado em Interpretação de Conferência. O protocolo cooperativo foi assinado pelo reitor da UPMaputo, Jorge Ferrão, e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, que se encontra de visita a Moçambique.

Este protocolo reforça a relação de cooperação entre a UPMaputo e o Estado Português, através do Camões, I.P., que remonta a 1987, com a chegada dos primeiros leitores (professores) de língua portuguesa, e que foi reforçada com a instalação de Centros de Língua Portuguesa, atribuição de bolsas de estudos e formação contínua de professores.


Francisco André, falando na ocasião, disse que o protocolo vem dar corpo a uma cooperação de longa data com a UPMaputo, que se materializa em várias vertentes, como na presença e na colocação de um leitor na universidade, no funcionamento de um Centro da Língua Portuguesa e no apoio ao Mestrado de Interpretação de Conferência, entre outras actividades que concorrem para a promoção e aproximação intercultural. “Os intérpretes são fundamentais no funcionamento das organizações internacionais, particularmente a SADC (Southern Africa Development Community), a UA (União Africana), CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), e também ajudam na internacionalização da UPMaputo, promovendo mais diálogo, multiculturalismo, e contribuir para o desenvolvimento harmonioso do mundo, para os direitos humanos e democracia”, afirmou o o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

Por seu turno, Jorge Ferrão, começou por falar dos preparativos para se assinalar os sessenta anos do ensino superior em Moçambique, e os trinta anos de cooperação com o Camões, I.P. O Reitor da UPMaputo mostrou uma enorme satisfação pelo protocolo assinado, que vinca e reforça os fortes laços de cooperação entre o Camões, I,P. e a UPMaputo.

O Mestrado em Interpretação de Conferência, ministrado pela UPMaputo, é a única escola de formação de intérpretes em África que tem a língua portuguesa como língua "A", contribuindo asim de modo determinante para a diminuição da dependência do continente africano de intérpretes externos e, decisivamente, para a afirmação internacional da UPMaputo.

Francisco André esteve na UPMaputo acampanhado de uma importante comitiva que integrou o Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, e a Vice-Presidente do Camões, I.P., Cristina Moniz.

32772 2

32772 3

32772 4

32772 5

32772 6