Assinatura do Acordo de Delegação do Projeto PROCULTURA

Publicado em quarta-feira, 13 março 2019 12:24

O Acordo de Delegação do novo projeto PALOP-TL no âmbito do 11.º FED, o PROCULTURA, foi assinado, no passado dia 8 de março, em Maputo pelo Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, e pelo Diretor-Geral de Cooperação Desenvolvimento da Comissão Europeia, Stefano Manservisi. A cerimónia teve lugar à margem da XIII Reunião dos Ordenadores Nacionais do FED dos PALOP e Timor-Leste com a União Europeia.

Este projeto, no valor de 19 milhões de Euros, é financiado pela União Europeia (17,75 milhões), gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P. (1,2 milhões) e também cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian (90 mil), tem por objetivos a criação de emprego nas atividades geradoras de rendimento nos setores culturais e será implementado entre 2019 e 2023.

O PROCULTURA terá uma estratégia de intervenção em duas abordagens, conciliando i) o desenvolvimento de capacidades nacionais a longo prazo, através da formação de competências artísticas, técnicas e de gestão nos setores da economia cultural e criativa, com a ii) incentivos à criação rápida de emprego nos setores da música, artes cénicas e literatura infantil-juvenil.

Outros parceiros do Camões, I.P. na implementação do projeto incluem a EUNIC (Rede Europeia de Institutos da Cultura), a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa, a Agência Espanhola de Cooperação, a Agência Brasileira de Cooperação e o Ministério da Cultura de Portugal.