Assinatura do Acordo de Parceria da 3.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique

Publicado em quinta-feira, 10 dezembro 2020 17:50

Portugal, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. - assinou no dia 4 de dezembro de 2020 o Acordo de Parceria da 3ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique, para a preservação e reabilitação do património histórico e cultural da Ilha de Moçambique (Componente 4). Este Acordo foi assinado pela Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Edelvina Materula e pela Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, em representação do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral do Património Cultural de Portugal.

 No quadro desta componente de apoio à preservação e reabilitação do património cultural foi igualmente assinado um Acordo de Parceria entre o Camões I.P. e a Universidade do Lúrio.

Este Acordo permitirá o aprofundamento das atividades de caráter científico previstas para a componente de reabilitação do património cultural do Cluster e também um apoio técnico à recuperação da Capela de Nossa Senhora do Baluarte construída no século XVI.
Nesta ocasião foi inaugurada pela Ministra da Cultura e Turismo e pela Embaixadora de Portugal em Moçambique, a recuperação dos sinos e relógios da torre da Igreja do Palácio de São Paulo, Museu da Ilha de Moçambique, cuja reabilitação foi apoiada pelo Camões, I.P. e pela Direção-Geral do Património Cultural.

No decorrer da visita à Ilha de Moçambique, e no âmbito da Componente 2 do Cluster foi entregue ao Instituto Médio Politécnico da Ilha de Moçambique equipamento para a nova sala de informática. Este equipamento é composto por 20 computadores, 1 fotocopiadora. 1 impressora e 1 projetor bem como a instalação de rede de internet. Esta doação faz parte de um apoio mais abrangente que inclui equipamento de higiene e controlo sanitário da pandemia COVID -19 que permitiu ao IMPIM recomeçar a sua atividade escolar.

O Cluster da Cooperação Portuguesa, que se encontra na sua 3.ª fase, é um projeto que tem por objetivo  apoiar o Governo da República de Moçambique para o desenvolvimento integrado da Ilha de Moçambique e da região continental adjacente, no alinhamento com as prioridades do Estado moçambicano definidas no Programa Quinquenal do Governo da Republica de Moçambique (PQG) - Plano de Acção para a Redução da Pobreza (PARP). Com a implementação da 3ª fase do Cluster espera-se contribuir para o desenvolvimento das intervenções nos domínios da preservação e reabilitação do património, gestão e ordenamento territorial e urbanístico, formação profissional, ensino pré-escolar e sua ligação ao ensino primário na região, apoio à sociedade civil, artes e ofícios e empreendedorismo.

31976 1

31976 2

31976 3