Assinatura do Protocolo do Projeto PRO-Português

Publicado em quinta-feira, 05 setembro 2019 17:04

Decorreu no dia 5 de setembro de 2019, no Salão Nobre Ian Martin do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE), a cerimónia de assinatura do Protocolo do Projeto PRO-Português, no âmbito da Cooperação Bilateral entre o Camões, I.P. e o Ministério de Educação, Juventude e Desporto de Timor-Leste (MEJD-RDTL).

O Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, felicitou a coragem e determinação da Ministra de Educação, Juventude e Desporto, Dulce Soares, ao apostar num projeto ambicioso e essencial para a consolidação da língua portuguesa como língua oficial e língua de ensino dos docentes do sistema educativo timorense.

Destacou, também, a formação a distância como estratégia inovadora do projeto, assim como a apropriação da iniciativa pelo estado timorense, através do financiamento de uma parte significativa do orçamento e da criação de uma bolsa de formadores nacionais, contribuindo, desta maneira, para a sustentabilidade do Projeto PRO-Português.  

A Ministra, Dulce Soares, referiu a situação do país após a independência e o papel do Ministério, que tem vindo a envidar todos os esforços, para que uma educação de qualidade seja garantida a todos os cidadãos.

Com o apoio do INFORDEPE, sob a tutela do MEJD-RDTL, do Camões, I.P., do Fundo de Desenvolvimento do Capital Humano, sob a tutela do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura, da Embaixada de Portugal e dos restantes parceiros, o Projeto Pro-Português pretende desenvolver as competências e proficiência em Língua Portuguesa – Nível B2 de todos os professores, de todos os ciclos de ensino (Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário) do sistema educativo do ensino não superior timorense, de escolas dos 65 Postos Administrativos, em regime presencial e blended learning (b-learning).

30954 2

30954 3

30954 4