Ativação do Instrumento de Resposta Rápida para Ações de Emergência (IRR) Ciclone Freddy

Publicado em quarta-feira, 03 maio 2023 17:04

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. ativou o Instrumento de Resposta Rápida para Ações de Emergência (IRR) com o montante orçamental total de 200.000,00€, direcionado às necessidades humanitárias decorrentes da passagem do Ciclone Freddy por Moçambique, assim como as anteriores inundações e o presente surto de cólera. Estas necessidades estão identificadas em maior pormenor na Adenda ao Plano de Resposta Humanitário de Moçambique.

O IRR está aberto a propostas de intervenção apresentadas por um conjunto de ONGD (Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento) pré-qualificadas e com registo atualizado, até às 13h00 do dia 17 de maio de 2023.

As propostas deverão ser enquadradas nas principais necessidades das populações, identificadas pelas autoridades moçambicanas, Nações Unidas e Organizações Internacionais humanitárias, com particular incidência nos setores da água, saneamento e higiene na província da Zambézia, e deverão ainda acautelar uma resposta coordenada com as disponibilidades existentes por parte das áreas governativas da Saúde e do Ambiente, a par do poder local.

As propostas apresentadas deverão estar de acordo com as Normas e Diretrizes para submissão de propostas e respetivos formulários de candidatura disponíveis aqui.