Austrália: “Treasure Ships, Arte na Era das Especiarias”

Publicado em quinta-feira, 30 julho 2015 13:21

Está patente na Galeria de Arte do Sul da Austrália a exposição Treasure Ships, Arte na Era das Especiarias. Esta é a primeira exposição na Austrália, onde apresenta as complexas interações artísticas e culturais entre o Oriente e Ocidente, do século XVI ao século XIX, o chamado período “Era das Especiarias”. Uma mostra que conta com apoio do Camões, I.P.

Esta Mostra inclui 300 obras de arte de cerâmica, artes decorativas, móveis, artigos de metal, pinturas, gravuras e têxteis de coleções públicas e privadas da Austrália, Índia, Portugal, Singapura e Estados Unidos da América.

As obras de arte selecionadas revelam como o comércio internacional de especiarias e outras mercadorias exóticas inspiraram o diálogo entre artistas asiáticos e europeus.

Os destaques desta exposição são obras de arte cristã em portos como Goa e Nagasaki num empréstimo de Portugal e Índia, duas obras da coleção pessoal da rainha Adelaide (1792-1849) e artefactos recuperados de Batavia, navio que se afundou ao largo da costa Ocidental Australiana no século XVII.

Esta exposição estará em Adelaide até dia 30 de agosto e mais tarde será enviada para Perth onde estará patente de 10 de outubro até dia 31 de janeiro de 2016.

Mais informações em: http://treasureships.com.au/agsa/exhibition/about/