Brasil: Autores portugueses em Porto Alegre

Publicado em sexta-feira, 26 outubro 2012 08:08

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua está presente na 58.ª Feira do Livro de Porto Alegre, no Brasil, que decorre de 26 de outubro a 11 de novembro de 2012 e em que serão divulgados autores portugueses. Estará presente, em representação de Portugal, o escritor Valter Hugo Mãe.

Ao longo dos 17 dias do evento, o público pode participar nas diversas atividades oferecidas para todas as faixas etárias. São centenas de sessões de autógrafos e de programações culturais, tendo como norte o livro, a leitura e a literatura. No decorrer da Feira, ocorrem debates, mesas-redondas, seminários, encontros com autores, oficinas, leituras, recontos de histórias e programações artísticas inteiramente gratuitas num ambiente democrático, participativo e inclusivo.

História da Feira

Foi sob o slogan “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo” que nasceu a Feira do Livro de Porto Alegre, em 1955. A partir do esforço de um grupo de livreiros, mobilizados pelo jornalista Say Marques, que havia visitado uma feira semelhante na Cinelândia, no Rio de Janeiro, 14 barracas foram instaladas na então denominada Praça Senador Florêncio, hoje Praça da Alfândega. Foi a primeira vez que os livros ocuparam o espaço sob os jacarandás floridos, no coração da capital gaúcha. A ideia de vender livros ao ar livre era justamente para destruir o tabu de que a livraria era um lugar de elite. Os livreiros queriam popularizar o livro e incentivar a leitura, e, aos poucos, o objetivo foi alcançado. Logo na segunda edição, em 1956, surgiram as sessões de autógrafos. A iniciativa que começou de maneira informal, para aproximar escritores e leitores, transformou -se numa das principais atrações.

Hoje, é reconhecida nacional e internacionalmente como o maior evento do género a céu aberto nas Américas.

Em 2006, a Feira do Livro recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República.

Em 2010, foi registada como património imaterial da cidade de Porto Alegre pela Secretaria Municipal de Cultura.

Mais informação: http://www.feiradolivro-poa.com.br/