Banguecoque: Exposição «Bad News», de Bráulio Amado, na Bangkok Design Week e Gallery’s Night

Publicado em terça-feira, 05 fevereiro 2019 10:40

Decorreram em janeiro e fevereiro, dois importantes eventos de grande visibilidade em Banguecoque: entre os dias 26 de janeiro e 3 de fevereirode 2019, a Bangkok Design Week 2019, subordinada ao tema Fusing Forward, e no fim de semana de 1 e 2 de fevereiro de 2019, a Gallery’s Night. Estas iniciativas pretenderam levar as diversas formas de arte às ruas e galerias da cidade, tornando-as acessíveis à população, apresentando, nesse sentido, intervenções no espaço público e no interior de espaços.

Em colaboração com o estúdio de ilustração Le Raclet, o Centro Cultural Português organizou a exposição Bad News do designer e ilustrador português Bráulio Amado, na galeria Speedy Grandma, espaço irreverente, muito conhecido pelo público jovem e artístico de Banguecoque. A par da exposição, cuja abertura teve lugar no dia 26 de janeiro de 2019, às 18h00, Amado dirigiu um workshop no dia 2 de fevereiro de 2019, das 10h00 às 18h00, para estudantes de design e artistas locais.

Bráulio Amado é um designer gráfico e ilustrador sediado em Nova Iorque. O seu trabalho figura regularmente em jornais e revistas, como o New York Times, The New Yorker, Wired ou Neon Magazine, em capas de álbuns de músicos como Frank Ocean ou Róisin Murphy, em centenas de cartazes de concertos do clube noturno nova-iorquino Good Room e galerias de arte. O seu estilo original e distintivo nasce de uma combinação de ilustrações analógicas e digitais e do uso descontraído de tipografias e formatos, aludindo constantemente a referências e influências passadas e presentes, de algum modo tentando recriar, como o artista teve a oportunidade de explicar num almoço oferecido por mim na Residência, a versatilidade e a diversidade estilística da Internet.

20565 2

20565 3