Bélgica: Camões, I.P. participa na Reunião Técnica de Cooperação PALOP-TL e EU com apresentações dos projetos PACED e PROCULTURA

Publicado em segunda-feira, 06 março 2023 14:25

Decorreu nos dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2023, em Bruxelas, a Reunião Técnica e a Reunião Ministerial Extraordinária dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL) com a União Europeia, numa altura em que se celebram os 30 anos de cooperação entre as duas partes.

O encontro tem como objetivo o estabelecimento do diálogo político sobre os vários aspetos da Cooperação dos PALOP-TL e UE. 

Os projetos PACED e PROCULTURA, representados, respetivamente, pelo antigo coordenador, João Pedro Campos, e pela gestora de projeto, Mercedes Pinto, participaram no primeiro encontro, no âmbito do painel “Lições aprendidas na Cooperação dos PALOP-TL com União Europeia”, enquanto dois dos projetos abrangidos por esta cooperação, geridos pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. em nome da União Europeia.

O PROCULTURA, com duração prevista até junho de 2024, é uma ação do programa PALOP-TL e UE, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

O PACED, que terminou o seu período de implementação em junho de 2022, foi um projeto financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P., tendo como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes.

33756 2

33756 3