Bélgica: Festival de cinema “Peliculatina – o cinema emergente Latino-Americano e Ibérico”

Publicado em quinta-feira, 17 novembro 2016 13:21

A 5ª edição de “Peliculatina-festival de cinema latino-americano e ibérico”,  que  decorrerá em Bruxelas de 29 de novembro a 4 de dezembro de 2016, terá como eixo central o tema das fronteiras. Serão exibidos 2 filmes portugueses: “Montanha” do realizador João Salaviza e “John From” de João Nicolau. O festival conta pelo terceiro ano consecutivo com o apoio da Embaixada de Portugal em Bruxelas e do Camões, I.P.

A seleção de filmes mostra diferentes maneiras de considerar e de negociar as fronteiras literais ou metafóricas, apresentando-nos histórias sinceras, irreverentes, cheias de emoção, excessos e inteligência.

 Histórias que põem em jogo diferentes conceitos de fronteira, desde o limite de um país (“Neruda”, “Guaraní”, “Camino a La Paz”, “Cuba Libre”) ou os muros de uma prisão (“Presos”) até à linha imaginária entre a adolescência e a vida adulta (“Alba”, “Montanha”), passando pela distância que pode interpor-se numa relação (“La memoria del agua”), as barreiras impostas pelas tradições (“Dauna, lo que lleva el rio”), os preconceitos sociais perante a homossexualidade (“Desde allá”) ou ainda a intransigência religiosa  (“El soborno del cielo”).

 Os filmes selecionados encenam também fronteiras estético-formais e genéricas, explorando novos territórios narrativos, que podem dar lugar a proposições poéticas (“Siembra”) ou insólitas (“John From”).

Toda a programação em http://www.peliculatina.be/programme/