Benim: SWAIMS | Visita técnica da Unidade de Implementação do Camões, I.P.

Publicado em quarta-feira, 20 março 2024 09:19

Entre os dias 12 e 15 de março de 2024, uma equipa da Unidade de Implementação do Camões - Instiituto da Cooperação e da Língua, I.P. deslocou-se a Cotonou, Benim, no âmbito da implementação do Memorando de Entendimento assinado entre o Governo da República do Benim e o Camões, I.P., no dia 7 de setembro de 2023.

A missão, composta pelo Gestor do Projeto, Comandante Rui Filipe, e pelo Oficial de Formação e Treino, Capitão Manuel Santo, teve como finalidade reunir com os responsáveis da Marinha Nacional do Benim de forma a coordenar e decidir sobre as questões relacionadas com as embarcações e equipamentos que serão disponibilizados e, igualmente,  com a definição do plano e cronograma do “Curso de Formação das Tripulações”, a ministrar pela Marinha Nacional do Benim, e que contará com apoio especializado a prestar no local pela Marinha e pela Autoridade Marítima Nacional.

A equipa da Unidade de Implementação do Camões, I.P. efetuou também uma visita à Delegação da União Europeia em Cotonou, onde foi recebida pelo Conselheiro Militar junto do Serviço de Ação Externa, LTC Régis Lacroix, tendo apresentado os objetivos da visita e efetuado um ponto de situação sobre a componente nacional do projeto.

O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente nacional é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.

Saiba mais sobre o SWAIMS aqui.

34476 2

34476 3