Relatório da OCDE sobre Coerência de Políticas para o Desenvolvimento "Better Policies for Development 2015. Policy Coherence and Green Growth"

Publicado em terça-feira, 24 novembro 2015 17:39

A OCDE lançou o seu relatório anual de 2015 sobre a Coerência de Políticas para o Desenvolvimento, no qual figura um ponto relativo à implementação e promoção desta temática no nosso país.

O relatório inclui ainda um ponto sobre Cabo Verde, país que tem assumido a liderança relativamente à promoção da CPD nos países parceiros, o que constitui uma inovação, e desperta bastante interesse, por permitir identificar - na perspetiva dos destinatários da nossa Ajuda - as áreas nas quais mais esforços deverão ser concentrados.

A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento é uma matéria crucial para a maximização do contributo Português para a implementação da Agenda 2030, o que exigirá um reforço do diálogo interministerial e o estabelecimento de uma "cultura de coerência" na procura de uma conformidade cada vez mais eficiente e sistemática entre as questões de desenvolvimento e os processos de tomada de decisão noutras áreas governamentais.

Neste contexto, em junho de 2015 teve lugar no Camões, I.P., na qualidade de ponto focal nacional para a CPD (Coerência de políticas para o Desenvolvimento), um seminário sobre esta temática, que marcou o estabelecimento da Rede Nacional de Pontos Focais Ministeriais para a Coerência de Políticas para o Desenvolvimento.

Relatório: http://www.oecd.org/development/better-policies-for-development-2015-9789264236813-en.htm