Bolsas de Estudo " Cerimónia de apresentação dos bolseiros moçambicanos no Centro Cultural Português em Maputo

Publicado em quinta-feira, 06 outubro 2016 14:43

Teve lugar, no dia 30 de setembro de 2016, no Camões " Centro Cultural Português em Maputo, a cerimónia de apresentação dos 25 novos bolseiros moçambicanos que irão ingressar no Ensino Superior em Portugal no ano letivo 2016/2017 ao abrigo do programa de bolsas externas para formação em Portugal, do Camões, I.P.

Para além dos próprios bolseiros, seus familiares e amigos, a cerimónia contou com a participação da Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, e do Diretor-Geral do Instituto de Bolsas de Estudo (IBE) moçambicano, Octávio de Jesus, bem como de representantes das três empresas que este ano se associaram ao programa de bolsas em Moçambique: Banco Único, Banco Comercial de Investimentos, e Novabase.

A Embaixadora de Portugal destacou o enorme significado e relevância que a concessão de bolsas de estudo tem para o desenvolvimento e capacitação de Moçambique nas mais diversas áreas de atividade, produzindo uma geração de profissionais com laços mais fortes a Portugal. Agradeceu a colaboração e apoio do IBE e salientou ainda o importante contributo das empresas com capitais portugueses que se associaram a este programa, fazendo votos de que outras se juntem a esta iniciativa.

Por sua vez, o Diretor-Geral do IBE destacou a importância desta colaboração com Portugal e o seu enorme significado para a formação e capacitação dos moçambicanos, proporcionando-lhes acesso a novos conhecimentos, experiências e culturas.