BPI e CDG contribuem com 200 mil euros para o serviço de neonatologia do Hospital Central da Beira em Moçambique

Publicado em quinta-feira, 09 julho 2020 09:36

No âmbito do apoio à reconstrução de Moçambique na sequência dos ciclones Idai e Kenneth, o BPI e a CGD associaram-se ao Camões, I.P. no apoio às populações afetadas pelo ciclone Idai e contribuiram com 200 mil euros destinados a equipar (aquisição e instalação) o serviço de neonatologia do Hospital Central da Beira contando, para tal, com o apoio da Health4Moz, ONGD envolvida no processo de reconstrução daquela unidade hospitalar.

 

Na sequência da destruição provocada pelos ciclones Idai e Kenneth que assolaram Moçambique em março de 2019, várias entidades do setor público e privado expressaram disponibilidade para contribuir financeiramente para o auxílio às vítimas dos ciclones. Assim, revelou-se necessário conciliar as manifestações de apoio identificadas com intervenções que fossem ao encontro das reais necessidades sentidas no terreno, acautelando a transição, continuidade e complementaridade entre ajuda de emergência, reabilitação e desenvolvimento.

Conforme anunciado pelo Primeiro-ministro, na IV Cimeira Portugal-Moçambique, realizada em julho de 2019, foi constituído o Fundo de Apoio à Recuperação e Reconstrução das Regiões Afetadas pelos Ciclones em Moçambique, cofinanciado pelo Orçamento de Estado e doações de entidades públicas e privadas, no âmbito do qual estão em curso quatro projetos liderados por consórcios de ONGD portuguesas.