Brasil: 6.ª edição do Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação”

Publicado em segunda-feira, 31 outubro 2022 13:01

Terá lugar de 8 a 10 de novembro de 2022, no Centro de Formação e Pesquisa do SESC, em São Paulo, no Brasil, a 6.ª edição do seminário “A língua portuguesa na educação, na literatura e na comunicação”, tendo como tema a “Língua Portuguesa sem fronteiras”.

Organizado pela Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), participarão no Seminário especialistas em língua portuguesa do Brasil, de Portugal, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de representantes do ensino do português na América Latina.

“Serão debatidos diferentes ângulos da língua portuguesa: como instrumento e motivo de acolhimento; como ferramenta em ações no exterior no âmbito da literatura, por exemplo; como oportunidade de desenvolvimento da escrita profissional em escolas públicas; como movimento de expansão no mundo globalizado, através do ensino na América Latina; bem como por formas diversificadas de expressão cultural na relação das artes com o fazer literário”, referem os organizadores.

Com apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a escritora portuguesa Patrícia Portela protagonizará a mesa de abertura do seminário, traçando um panorama sobre a maneira como diferentes formas de expressão cultural se interrelacionam com a literatura. A escritora Djamila Ribeiro, vencedora do Prémio Jabuti, encerrará o Seminário com uma conversa sobre a língua portuguesa enquanto ferramenta de inclusão e pertencimento.

Outro destaque na programação para este ano é a mesa “Instituto Guimarães Rosa - Ações do Instituto para a promoção da Língua Fora do Brasil”, a que se seguirá uma conversa sobre “Experiências Indígenas e seus Falantes", no quadro da celebração do início da “Década Internacional das Línguas Indígenas”, instituída pela Assembleia Geral da ONU.

“O Seminário é uma oportunidade única para discutir e compartilhar pontos de vista sobre nossa tão complexa e rica língua portuguesa”, afirma Vitor Tavares, presidente da CBL. “É incrível poder chegar a mais uma edição debatendo temas tão relevantes para a atualidade, além de promover encontros entre profissionais da língua portuguesa tão conceituados em suas próprias áreas”, concluiu.

A CPCLP foi criada pela CBL e tem como objetivo aproximar o setor editorial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e apoiar a difusão da língua portuguesa no mundo e foca o seu trabalho na conscientização da importância da língua portuguesa e no incentivo à distribuição de livros em português. Formada por editores, académicos e especialistas no tema, o grupo tem como uma das suas frentes de trabalho, o mapeamento de instituições que ensinam, difundem, ou que tenham interesse na língua portuguesa para a realização de parcerias e convénios.

Mais informações e programa sobre este Seminário, aqui.