Brasil: Apresentação do filme-exposição “Arquiteturas em Português – Diálogos Emergentes”, no 27.º Congresso Mundial de Arquitetos

Publicado em terça-feira, 13 julho 2021 12:45

No dia 18 de julho de 2021, às 11h30 (horário do Brasil), com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa apresenta o filme-exposição “Arquiteturas em Português: Diálogos Emergentes”, no âmbito do 27.º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA2021RIO, no Rio de Janeiro.

Com a curadoria de Ana Vaz Milheiro, Inês Lima Rodrigues e Jorge Figueira, foram selecionados 11 projetos submetidos por ateliers de arquitetura em Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e no Brasil.

O resultado é um filme-expositivo sobre experiências projetuais, construções, e vivências profissionais, sociais e culturais, de projetos inseridos na relação entre as tradições construtivas locais – e o desejo de localidade – e as formas globais tendencialmente hegemónicas e homogeneizadoras da produção arquitetónica.

“Sociabilidade” e “quotidiano” são palavras-chave do guião fílmico, captando as urgências particulares de cada contexto, revertidas no programa da habitação, individual ou coletiva. O filme apresenta uma narrativa do nosso tempo, tomada pelas incertezas do presente. E o espaço, as paredes e a luz em projeto, como uma possível redenção por mais ténue ou precária que seja.

A estreia de “Arquiteturas em Português: Diálogos Emergentes” acontece no Salão da Sede do IAB RJ, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro. A estreia também pode ser vista por via digital, aqui.

 

Obras selecionadas:

Brasil: Casas MBV2, Bruno Melo Braga (Ceará, 2020); Residencial Duarte Murtinho, Marcos Boldarini, (São Paulo, 2018)

Cabo Verde: Condomínio Asa, Maurício dos Santos (Praia, 2010); Habitação Palmarejo Grande, César Freitas (Praia, 2013)

Goa: House in Assagao, Yatin Fulari, (Bairo Alto, 2017)

Guiné-Bissau: Residência + Hemeroteca, Geraldo Pina (Malafo, 2021)

Macau: The Studio, Jimmy Wardhana (Macau, 2016)

Moçambique: Condomínio Terra, Ernesto Nagel (Maputo, 2018)

Portugal: Casa Vermelha, ExtraStudio, (Azeitão, 2016); Casas 6 e 12, José Lobo Almeida, (Porto, 2018)

São Tomé e Príncipe: Moradia Edson Gomes, Eudes Aguiar (Água Arroz, 2018)

 

Press Release