Brasil: Debates literários e manifestações culturais no Fórum das Letras 2013

Publicado em terça-feira, 28 maio 2013 16:37

A 9ª edição do Fórum das Letras, a decorrer de 29 de maio e 2 de junho de 2013, tem como ponto de partida as “Literaturas de Origem” e conta com a participação de diversos autores brasileiros e portugueses, em Ouro Preto, Minas Gerais, no Brasil.

Os debates literários acontecem no Cine Vila Rica e no GLTA (Grêmio Literário Tristão de Ataíde), com mesas redondas organizadas em prol das diferentes formas de expressão da origem mítica da literatura, incluindo as referências africanas e indígenas que compõem a cultura brasileira. O público poderá assistir a conversas sobre poesia, pessoas, rituais, máscaras e ritmos.

Nos cincos dias de Fórum, participam nas mesas redondas nomes como Ângela Lago, Elisa Lucinda, Adriana Armony, Affonso Romano de Sant’Anna, Eduardo Jardim, Humberto Werneck, Mino Carta, Nei Lopes, Jeter Neves, Daniel Munduruku e Zeca Ligièro, entre outros. A representação portuguesa, apoiada pelo Camões, IP, em Brasília, está a cargo de Francisco José Viegas e Fernando Pinto do Amaral.

Paralelamente aos debates haverá um Ciclo de Jornalismo e Literatura, com a participação de escritores, jornalistas e editores de diferentes nacionalidades, no Anexo do Museu da Inconfidência.

Está ainda prevista a realização de uma Via-Sacra Poética, que pretende levar a poesia a pontos inusitados da cidade de Outro Negro. Para os mais novos haverá o Fórum das Letrinhas, com debates entre autores e pequenos leitores, além de oficinas voltadas para o público infantil.

O Fórum das Letras é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto e todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição na página electrónica do evento.