Brasil: Edição especial do Diario de Pernambuco em homenagem ao centenário de José Saramago

Publicado em sexta-feira, 14 outubro 2022 16:26

O Diario de Pernambuco vai lançar uma edição especial em homenagem a José Saramago no dia 16 de novembro de 2022, data em que se celebra o centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura.

Por ocasião da celebração do centenário do nascimento de José Saramago, o Camões - Centro Cultural Português em Brasília e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba lançaram BIENAL Publica Saramago, um concurso de histórias inéditas em "quadrinhos" (banda desenhada) de artistas brasileiros - iniciantes e não iniciantes -, dedicado a Saramago.

As criações submetidas a concurso tiveram como propósito criar um diálogo entre a obra e/ou vida do autor português em narrativas breves de até quatro páginas. As 15 histórias selecionadas serão agora publicadas num número especial do Diário de Pernambuco, em homenagem a Saramago. De modo a garantir a inclusão e visibilidade de novos artistas, foi estabelecido, neste concurso, que 8 artistas selecionados seriam iniciantes que ainda não tivessem trabalhos individuais publicados em papel, ou tivessem publicado apenas de forma independente. 

O concurso BIENAL Publica Saramago decorreu entre março e abril de 2022, tendo sido recebidas a concurso candidaturas de artistas brasileiros de 9 Estados (Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe) e do Distrito Federal, num sinal inequívoco de que a obra de Saramago vive e dialoga com o Brasil. Coube aos curadores Luli Penna (Brasil) e Filipe Melo (Portugal) o árduo trabalho de seleção das 15 histórias inéditas que constituem esta publicação. 

A este projeto associaram-se ainda a UNESCO no Brasil, o Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas em Minas Gerais - onde foi realizado o pré-lançamento deste livro, e, mais recentemente, o Diario de Pernambuco, que publicará esta edição especial dedicada ao Nobel da Literatura no dia do centenário do seu nascimento.