Brasil: Em cena peça baseada nas “Cartas Portuguesas” de Sóror Mariana Alcoforado

Publicado em sexta-feira, 31 maio 2013 15:45

O espetáculo “Cartas Portuguesas – Um romance malfadado” será apresentado em junho no estado do Rio de Janeiro, nas cidades de Nova Friburgo (1/06) e em Bom Jardim (2/06), numa atividade inserida nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil.

Obra clássica da literatura portuguesa, “Cartas Portuguesas”, foi adaptada pelo grupo de teatro 6 Marias e Meia, através da seleção de alguns dos textos epistolares atribuídos a Sóror Mariana Alcoforado (1640-1723), freira portuguesa que terá tido um romance com um oficial francês, a quem escreveu diversas cartas.

No palco, as atrizes brasileiras Duanny e Paloma Dantas e a portuguesa Joana de Carvalho interpretam trechos de cinco cartas de amor escritas pela freira portuguesa ao oficial francês, que terá saído de Portugal para evitar um escândalo. As cartas de Sóror Mariana viriam a dar origem ao clássico publicado em 1969, em francês.

O alinhamento da peça inclui outras referências da literatura feminina de Portugal, como a poetisa Florbela Espanca. São também citadas Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno, que juntamente com Maria Velho da Costa publicaram, em 1972, a obra “Novas Cartas Portuguesas”, que denunciava, entre outras coisas, a condição das mulheres durante a ditadura.