Brasil: Experimenta Portugal 2018

Publicado em terça-feira, 08 maio 2018 16:10

A abertura oficial do Experimenta Portugal ‘18 decorreu no dia 4 de maio de 2018 no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, organizador da iniciativa que este ano completa a sua quarta edição e que se prolonga até 30 de julho de 2018.

Organizado em torno do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Experimenta Portugal procura atualizar e diversificar, uma vez mais, a perceção de Portugal como país e cultura e, por outro, sinalizar a dinâmica que se vive em matéria de inovação e empreendedorismo.

Programação

A 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas -, o Consulado de Portugal em São Paulo abre as portas para o hasteamento da bandeira nacional em honra desta data.

Outra atração do dia será uma apresentação do rapper e professor de português Vinícius Terra. Em junho de 2018 realizam-se ainda outros dois concertos: Miguel Araújo apresenta-se com Marcelo Jeneci na Sala São Paulo (a 16 de junho), e a banda portuguesa Senza leva a sua música até à Unibes Cultural (a 18 de junho).

A 22 de junho de 2018 atua a Orquestra Jazz Sinfônica em diálogo criativo com o artista plástico português João Alexandrino, no Memorial da América Latina.

O cinema também integra o Experimenta Portugal ’18, com uma ampla programação de filmes lusos no Ciclo de Cinema SP Cine (de 16 a 23 de junho de 2018). Já o ‘Vinhos de Portugal’ acontece de 8 a 10 de junho de 2018 no Shopping JK Iguatemi, sendo considerado o maior evento vinícola luso-brasileiro.

A programação do Experimenta Portugal deste ano inclui também quatro exposições portuguesas, que estarão patentes na linha amarela do metropolitano, de 1 a 29 de junho de 2018.

Para ver também haverá a exposição ‘Design Especial Irmãos Campana’, patente de 30 de junho a 30 de julho, no Consulado-Geral de Portugal, com peças especialmente desenvolvidas em cortiça portuguesa pelos renomados artistas brasileiros.”

O Experimenta Portugal ’18 também inclui a inauguração, num espaço público de São Paulo, de obra do artista plástico Bordalo II, conhecido por obras criadas a partir do lixo e materiais descartados. Haverá ainda a entrega dos prêmios do Concurso de filmes ‘#PortugaleEu’, lançado aos estudantes das escolas da rede pública paulista, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.