Brasil: Exposição de fotografia “Anónimos do Rossio”, em Brasília

Publicado em terça-feira, 28 janeiro 2014 17:29

A exposição “Anónimos do Rossio”, resultado de um ensaio fotográfico feito pelo brasileiro Luis Jungmann Girafa na praça do Rossio, em Lisboa, inaugura a 31 de janeiro de 2014 no Museu Nacional dos Correios, em Brasília, onde ficará patente até ao próximo dia 16 de março.

“De forma intuitiva, fui fazendo fotos que não revelam explicitamente os personagens, que mantêm o anonimato enquanto contam visualmente a história de uma tarde preguiçosa no Rossio”, explica o autor. As imagens dessa tarde, publicadas pela editora Siglaviva em 2013, apresentam-se agora ao público numa exposição apoiada pelo Camões, IP.

O curador Renato Cunha descreve a mostra como um “ensaio no significado mais estrito do termo, com coerência na linguagem visual e percorrendo por completo as áreas de atividade de Girafa, sendo possível nele enxergar, além do fotógrafo, muitos traços do artista plástico, do arquiteto, do cineasta.”

Luis Jungmann Girafa nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1950. Formado em arquitetura pela Universidade de Brasília, é também artista plástico, cineasta e fotógrafo. Participou em mais de 30 exposições, no Brasil e no exterior, e é tido como um dos mais importantes artistas de Brasília. No cinema, realizou duas curtas e assinou a direção de arte de diversas longas-metragens. “Anônimos do Rossio” é o primeiro livro de fotografia do autor.

A exposição, realizada pela Siglaviva, tem o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua em Brasília, Correios, Museu Nacional dos Correios, Matéria Plástica Galeria, Ministério da Cultura, e Governo Federal Brasileiro.