Brasil: Exposição "Maria da Glória: Princesa do Grão Pará e Rainha de Portugal" no Instituto Histórico e Geográfico do Pará, em Belém

Publicado em segunda-feira, 14 outubro 2019 16:23

Para relembrar os 200 anos de nascimento da Rainha D. Maria II e as relações culturais luso-amazónicas do século XIX, a Cátedra João Lúcio de Azevedo (Universidade Federal do Pará – UFPA) inaugura, a 14 de outubro de 2019, a exposição inédita “Maria da Glória: Princesa do Grão Pará e Rainha de Portugal”, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, em Belém.

Por meio de painéis expositivos com textos e imagens, a exposição narra a história de D. Maria II desde o seu nascimento, passando pela sua nomeação como Princesa do Grão-Pará, até a sua morte, aos 34 anos. Os acontecimentos políticos que marcaram a história de Portugal à época não ficam de fora: entrelaçando-se com a vida da princesa, apresentam-se como fios condutores do roteiro da visita.

Além dos painéis, estarão expostos também fragmentos de cartas e outras peças, como o busto de D. Maria II, um painel de D. Pedro I e mobiliário do período imperial no Brasil.

“Maria da Glória: Princesa do Grão Pará e Rainha de Portugal” estará patente ao público entre 15 de outubro e 29 de novembro de 2019, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h00.

Release da Exposição