Brasil: II Mostra de Cinema Português Contemporâneo, de 21 de maio a 28 de julho

Publicado em sexta-feira, 17 maio 2013 14:49

A II Mostra de Cinema Português Contemporâneo, inserida nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil, leva ao público brasileiro 25 filmes portugueses, de 21 de maio a 28 de julho, em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, num evento apoiado pelo Camões, IP.

A programação da mostra inclui sete curtas e 12 longas-metragens, que enfatizam a diversidade e a liberdade criativa do cinema português produzido entre os 2000 e 2012. Assim, serão exibidos documentários, filmes de ficção, animação e experimentais, tanto de realizadores consagrados, como de jovens cineastas.

Os filmes selecionados pretendem dar a conhecer ao público brasileiro obras contemporâneas, por vezes menos conhecidas. Em 2013, os destaques vão para primeiras obras ou filmes que marcaram a história do cinema português recente, nomeadamente Branca de Neve de João César Monteiro, Filme do desassossego de João Botelho, O fantasma, de João Pedro Rodrigues ou A cara que mereces de Miguel Gomes.

Os cineastas João Botelho e Pedro Filipe Marques – realizador do premiado documentário Nossa forma de vida - estarão presentes nas projeções dos seus filmes, em Recife e no Rio de Janeiro. Por confirmar estão ainda os convidados da mostra em São Paulo.

Nesta edição da mostra será prestada homenagem ao realizador Fernando Lopes, um dos nomes de referência do Cinema Novo português, falecido em 2012. A retrospetiva da sua carreira de mais de 50 anos conta com a apresentação de cinco dos seus filmes: Belarmino (1964), Uma abelha na chuva (1972), Nós por cá todos bem (1978), O Delfim (2002) e Lá Fora (2004).

A II Mostra Cinema Português Contemporâneo acontece em Recife (de 21 a 26 de maio), Rio de Janeiro (24 de maio a 6 de junho) e São Paulo (16 a 28 de julho).

Esta iniciativa é patrocinada pela CAIXA, Governo Federal e Instituto Moreira Salles, com o apoio do Ano de Portugal no Brasil, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Embaixada de Portugal, Rádio Universitária Recife, Rádio Roquette-Pinto e Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) – Portugal.