Brasil: Jovens artistas portugueses e brasileiros “ocupam” o Consulado Geral de São Paulo

Publicado em terça-feira, 28 junho 2016 19:10

Até 30 de junho de 2016, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo terá sua sede “ocupada” por obras, intervenções e performances de jovens artistas portugueses e brasileiros. Esta iniciativa tem o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

O projeto denominado “Chama Plural” pretende criar uma oportunidade para experimentação em que os artistas Filipe dos Santos Barrocas, Gabriel Brito Nunes, Inês Moura, Nuno Cassola Marques, Rita Natálio, Joana Levi, Ana Gandum e Flávia Vieira possam dialogar e responder ao espaço expositivo e ao contexto para o qual estão a produzir as suas obras, na grande maioria, inéditas. Com mapas, vídeos, instalações, ações e desenhos, eles discutirão a relação entre Portugal e Brasil, gerando uma reflexão sobre a identidade do estrangeiro e os conceitos de fronteira.

Abrindo o seu espaço para a experimentação e criação de jovens artistas em início de carreira, o Consulado Geral dá continuidade ao seu programa de exposições e ações que tem como objetivo o apoio e difusão da produção contemporânea portuguesa em artes visuais, sempre em diálogo próximo com o Brasil e os artistas brasileiros.