Brasil: Lançamento de concurso de banda desenhada em homenagem a José Saramago

Publicado em sexta-feira, 04 março 2022 16:25

Em celebração do centenário do nascimento do escritor José Saramago, o Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Brasília e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em parceria com o Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, promovem um concurso nacional de banda desenhada ("histórias em quadrinhos", no Brasil), com o projeto Bienal Publica! Saramago. O edital para inscrições será lançado no dia 7 de março de 2022.

Serão selecionadas 15 obras inéditas de artistas brasileiros, de até quatro páginas cada uma, para compor uma publicação impressa, com a curadoria dos desenhistas Luli Penna (Brasil) e Filipe Melo (Portugal). A escolha dos artistas das duas nacionalidades representa o compromisso do Camões – CCP em Brasília em fortalecer a cooperação entre os dois países para a promoção da cultura e da língua portuguesa.

Por ser uma edição especial em homenagem a José Saramago, as criações submetidas ao concurso devem dialogar com o tema e serem inspiradas na obra e/ou vida do autor, não necessariamente restrito à adaptação de um dos seus textos.

De modo a garantir a inclusão e visibilidade de novos artistas, dentre o total de selecionados, no mínimo oito devem ser artistas iniciantes, que não tenham trabalhos individuais publicados em formato impresso ou que tenham apenas publicado de forma independente.

O prazo de envio dos trabalhos para o concurso Bienal Publica! Saramago é de 7 de março a 23 de abril de 2022, através do formulário disponível aqui.

O resultado será divulgado até o dia 1 de junho de 2022 nas redes sociais da Bienal de Quadrinhos e do Camões, I.P.