Brasil: Lançamento de “Genuína Fazendeira - os frutíferos 100 anos de Cleonice Berardinelli”, no Rio de Janeiro

Publicado em terça, 20 dezembro 2016 10:47

Será lançado no dia 20 de dezembro de 2016, às 17h00, no Palácio de São Clemente, no Rio de Janeiro, o livro “Genuína Fazendeira - os frutíferos 100 anos de Cleonice Berardinelli”, organizado por Gilda Santos e Paulo Motta Oliveira.

Trata-se de uma obra que visa celebrar o centenário de Cleonice Berardinelli, referência maior dos estudos das literaturas portuguesas no Brasil.

A edição reúne textos de 100 autores que tentaram captar as múltiplas facetas dos férteis 100 anos desta grande mestra, responsável por estudos e publicações definitivas das obras de escritores como Fernando Pessoa, Luís de Camões e Mário de Sá-Carneiro.

 “Genuína fazendeira” é como o poeta Carlos Drummond de Andrade nomeou Cleonice, numa dedicatória feita na sua Obra completa, nos anos 1960. Além de Drummond, o livro apresenta textos de nomes como Carlos Pitella-Leite, Helder Macedo, Maria Bethânia, Marco Lucchesi, Nélida Piñon, Pilar del Rio, Zuenir Ventura, além de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa.