Brasil: Mensagem de Fernando Pessoa em espetáculo musical

Publicado em terça-feira, 13 outubro 2015 12:39

Levar 44 poemas musicados do livro “Mensagem” de Fernando Pessoa ao público de Brasília, através de um espetáculo de André Luiz Oliveira, com interpretação do trio Os Bandarra, é o desafio que a Siglaviva, em parceria com o Centro Cultural Português em Brasília/Camões, I.P. e Embaixada de Portugal no Brasil, pretende levar a palco, entre 23 de outubro e 14 de novembro de 2015, no Museu dos Correios naquela cidade.

O espetáculo musical engloba oito apresentações, duas por fim de semana, com quatro programas diferentes que contemplarão a ordem do livro.

Além de comemorar os 30 anos do projeto Mensagem, o espetáculo homenageia os 80 anos da morte de um dos maiores poetas do mundo e, sem dúvida, o maior da língua portuguesa no século 20.

Idealizado pelo músico e cineasta André Luiz Oliveira, que musicou todos os poemas do mais célebre livro de Fernando Pessoa, o projeto Mensagem teve início em 1985, com a gravação do primeiro disco, um LP com 12 faixas interpretadas por Caetano Veloso, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Zé Ramalho, Elizeth Cardoso, Moraes Moreira, Gilberto Gil, Gal Costa, Belchior, pela portuguesa Glória de Lourdes, Cida Moreyra e pelo próprio André, contando ainda com arranjos e regência de Francis Hime.

 

Programa

23 e 24 de outubro – Brasão [primeira parte, seções I e II]

30 e 31 de outubro – Brasão [primeira parte, seções III a V]

6 e 7 de novembro – Mar Português [segunda parte]

13 e 14 de novembro – O Encoberto [terceira parte]

A entrada é livre.