Brasil: O “Teatro da Garagem” representa Portugal no FESTLIP - 8.º Festival de Teatro de Língua Portuguesa

Publicado em segunda-feira, 19 setembro 2016 22:33

“A vida como ela é”, o espetáculo que o Teatro da Garagem leva ao FESTLIP - 8.º Festival de Teatro de Língua Portuguesa, que decorre no Rio de Janeiro entre 21 de setembro e 2 de outubro de 2016. Baseado no universo das crónicas que Nelson Rodrigues, o homenageado desta edição, escreveu diariamente para o jornal Última Hora. Através do retrato do quotidiano das relações entre casais brasileiros dos anos 50, o escritor traça um quadro sobre as relações humanas no seu íntimo.

Numa grande proximidade com o público, a peça percorre casamento, amor, desejo e adultério para mostrar retratos da vida comum nos quais ainda nos conseguimos reconhecer. O Camões, I.P. patrocina a representação portuguesa neste evento.

O Festival dedica a Nelson Rodrigues todo o conteúdo desta oitava edição, com peças, workshops, palestras, exposição de fotografia, espetáculos, eventos gastronómicos e ainda uma mostra inédita de cinema.

Considerado genial, maldito, imoral e pornográfico, o dramaturgo, jornalista e escritor Nelson Rodrigues (1912-1980) escreveu ao longo da sua carreira teatral, de quase 40 anos, 17 peças, nove romances, além de centenas de contos e crónicas. Esteve à frente do seu tempo e redefiniu o teatro brasileiro, tornando-se na sua maior e mais influente referência.

O Oi Futuro Flamengo, SESI Centro e SESI Jacarepaguá recebem novas montagens de Nelson Rodrigues pelas Companhias Elinga Teatro (Angola), Teatro da Garagem (Portugal) e Raiz Di Polon (Cabo Verde), além de uma leitura dramatizada dos atores brasileiros Julia Fajardoe Rodrigo Abreu, com direção de Antonio Gilberto, na reabertura ao público da Casa de Cultura Laura Alvim.

O FESTLIP surgiu quando, numa viagem a Moçambique, Tânia Pires, idealizadora do festival, teve a oportunidade de dar aulas de teatro e conhecer de perto a manifestação artística do seu povo. A experiência de ver a diversidade das artes cénicas, através da língua portuguesa, motivou uma pesquisa sobre o teatro em todos os países que falam o português, nascendo então o Festival de Teatro de Língua Portuguesa.