Brasil: “Pessoa convida Pessoas nos 80 anos de Mensagem”, evento internacional

Publicado em sexta-feira, 09 maio 2014 18:27

O Camões, IP (Embaixada de Portugal no Brasil), a Cátedra Fernando Pessoa da Universidade dos Andes e a Cátedra Agostinho da Silva da Universidade de Brasília promovem o evento “Pessoa convida Pessoas nos 80 anos de Mensagem”, nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2014, nas dependências da Embaixada de Portugal no Brasil e da Universidade de Brasília (UnB).

Este encontro internacional realiza-se em Brasília no âmbito do III SINELLP - Simpósio Internacional de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa.

O evento contará com a participação de renomados pesquisadores da obra de Fernando Pessoa, como Jerónimo Pizarro (Universidade dos Andes, Colômbia), Onésimo Almeida (Universidade de Brown, Estados Unidos), Nicolás Barbosa López (Universidade dos Andes, Colômbia), Paulo de Medeiros (Universidade de Warwick, Reino Unido) e o escritor/pesquisador Fernando Pinto do Amaral (Universidade de Lisboa).

Entre os intelectuais brasileiros, marcarão presença Maria Helena Nery Garcez (USP), Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ), Luís Maffei (UFF), Alexandre Montaury Coutinho (PUC/Rio), Fernando Gebra (UFFS), Elaine Cristina Cintra (UFU), Ida Ferreira Alves (UFF), Lilian Jacoto (USP), Márcia Valéria Zamboni Gobbi (UNESP/Araraquara), Sandra A. Ferreira (UNESP/Assis), Susana Ramos Ventura (UNIFESP) e Izabel Margato (PUC/Rio).

A poesia de Fernando Pessoa ultrapassa a sua época e ganha, neste século XXI, novos contornos no diálogo com outras épocas e literaturas, ao passo que o sempre instigante acervo pessoal do poeta, em Lisboa, tem sido objeto de novas e reveladoras pesquisas realizadas recentemente.

Nesta edição, a obra pessoana será analisada nos seus diversos desdobramentos, colocando em diálogo pesquisadores do Brasil e do exterior que se têm voltado para o estudo da obra do grande poeta português, no ano em que se completam 80 anos da publicação do livro Mensagem.

Simultaneamente, decorrerá a I Mostra de Cinema Literário – Semana de Fernando Pessoa em Brasília, promovida pela Casa de Cultura da América Latina e que acontecerá no Museu da República, de 12 a 16 de maio de 2014.

Programa