Brasil: Cidades brasileiras comemoram Semana da Europa

Publicado em segunda-feira, 06 maio 2013 16:11

Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba celebram até 22 de maio de 2013 a Semana da Europa com diversos eventos culturais, gastronómicos e desportivos, nos quais Portugal estará representado.

Esta iniciativa acontece no âmbito das comemorações do Dia da Europa, celebrado a 9 de maio, e pretende promover a cultura Europeia no Brasil, através de diferentes manifestações culturais. Assim, a Delegação da União Europeia e a EUNIC – Brasil organizaram uma programação especial, iniciada a 30 de abril, com atividades como música, desporto, feiras, colóquios e projeções de filmes, em diversas cidades brasileiras.

No dia 7 de maio, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, realiza-se o Grande Concerto Europeu promovido pela EUNIC, uma apresentação única que reúne os solistas Frédéric Pelassy (França) e Panos Karan (Grécia), com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do austríaco Vladimir Prado.

Portugal marca presença em todos os eventos, com destaque para o festival de cinema, que exibe em Brasília e Rio de Janeiro o filme “A Esperança Está Onde Menos se Espera” (2009), do realizador português Joaquim Leitão.

Em Brasília, no dia 13 de maio, haverá ainda um bazar com exposição de vinhos, doces e livros portugueses e um festival gastronómico, onde será lançado o livro: "União Europeia e Brasil: aproximando culturas, partilhando sabores", que contém uma receita tradicional portuguesa.