Brasil: “Música na Embaixada” - Fogo – Um Passeio por Canções Brasileiras e Portuguesas

Publicado em terça-feira, 31 maio 2016 18:31

 

A Embaixada de Portugal em Brasília, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, promovem no dia 15 de junho de 2016, às 19h00, no Auditório Camões, na capital federal brasileira, o espetáculo “Fogo – um passeio por canções brasileiras e portuguesas”. Esta é a segunda deslocação ao Brasil do MPMP que conta ainda com o apoio da Direção-geral das Artes.

Este espetáculo propõe uma viagem concebida a partir de uma das óperas mais icónicas da história da ópera em língua portuguesa: Serrana, de Alfredo Keil. A ária de paixão e loucura da personagem principal, fazendo transparecer o conflito entre viver um grande amor ou seguir o destino traçado, cruza-se aqui com uma antologia de peças de compositores brasileiros e portugueses em torno dos mesmos dilemas e imaginários amorosos.

Para acompanhar o romantismo de Alfredo Keil foram selecionados cinco compositores ativos no século XX e cinco compositores ativos na contemporaneidade, propiciando assim uma inédita panorâmica sobre o repertório lírico luso-brasileiro das últimas décadas, com especial destaque para as obras de Almeida Prado, João Guilherme Ripper, António Pinho Vargas, Eurico Carrapatoso e Luís Tinoco, tendo a este último sido encomendada uma obra que será apresentada em estreia absoluta.

Nesta viagem, apresentada por dois dos mais prestigiados músicos da atualidade portuguesa, a soprano Joana Seara e o maestro e pianista Jan Wierzba, o público é convidado a redescobrir de que forma o fogo, um dos quatro elementos naturais, inspirou e continua a inspirar, na sua aceção mais literal ou mais metafórica, os criadores musicais da lusofonia.

Saiba mais: http://bit.ly/1sNlOBV