Breve Panorama do ensino português em França

Publicado em quarta-feira, 29 abril 2015 11:48

A Coordenação do Ensino Português em França é uma das 11 coordenações de ensino da rede EPE (Ensino Português no Estrangeiro) do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. No corrente ano letivo, 2014/2015, a CEPE – França conta com 84 professores colocados pelo Camões, I.P. que lecionam língua e cultura portuguesa em quase 400 escolas, para um total de 13.791 alunos.

O Português é ensinado no primeiro ciclo, integrado no currículo escolar dos alunos (ELVE – ensino de língua viva estrangeira) e em horário pós-letivo, (ELCO – ensino de língua e cultura de origem).

No 2° e 3° ciclos e no secundário, a continuidade do ensino do português é assegurada pelo Ministério da Educação francês, tal como está previsto no Protocolo de Cooperação Educativa assinado em 2006 entre o Ministério da Educação Nacional do Ensino Superior e da Investigação da República Francesa e o Ministério da Educação da República Portuguesa.

No entanto, em localidades onde essa continuidade não existe, o Camões coloca um professor numa associação que disponibiliza espaço e meios materiais para que os alunos do 2° e 3° ciclo continuem a sua aprendizagem do português – AES (Apoio ao Ensino Secundário).

Existem 21 Secções internacionais portuguesas, em 12 estabelecimentos de ensino franceses. Trata-se de um ensino de excelência que abre perspetivas mais amplas aos alunos que o frequentam quer no convívio multicultural com alunos de outras secções, quer na aquisição de competências linguísticas e culturais. Concorrem para estes objetivos o facto de os alunos terem, para além do horário curricular francês, mais seis horas de aulas, 4h de língua e literatura portuguesa e 2h de história e geografia em português. Temos secções internacionais portuguesas desde o 1° ciclo ao 12° ano. O diploma OIB (opção internacional do baccalauréat – 12° ano) facilita o acesso a estabelecimentos de ensino superior de prestígio e a percursos de grande exigência e mérito. Os professores de História e Geografia e a maior parte dos professores de Língua e Literatura são colocados pelo Camões, I.P.

O ensino do Português contaainda com o apoio do Camões, I.P. em 16 universidades francesas, abrangendo 4.760 estudantes, 3 Centros de Língua Portuguesa nas universidades de Lille 3, Lyon 2 e Poitiers e 4 cátedrasnas universidades Sorbonne Paris 3, Paris Ouest-Nanterre La Défense, Blaise Pascal - Clermont-Ferrand e Nantes.