Briefing das Nações Unidas sobre a situação humanitária no Líbano

Publicado em terça-feira, 11 agosto 2020 16:57

Realizou-se a 10 de agosto de 2020, o Briefing virtual organizado pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) sobre a situação humanitária no Líbano, no seguimento da explosão no porto de Beirute, no dia 4 de agosto de 2020. O evento foi presidido pelo Subsecretário-Geral para Assuntos Humanitários, Mark Lowcock e contou com a participação de representantes de diversos Estados e Agências das Nações Unidas.

 

O Briefing contou, igualmente, com a intervenção do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que confirmou o apoio da ONU no desdobramento da resposta a esta crise humanitária, apelando ao auxílio da comunidade internacional, particularmente para apoio às populações mais vulneráveis.

As Nações Unidas já disponibilizaram 9 milhões de dólares para financiamento do Fundo Humanitário do Líbano e 6 milhões de dólares do Fundo Central de Resposta a Emergência (CERF).

A União Europeia ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e comprometeu-se a disponibilizar 60 milhões de Euros para a resposta humanitária. Os Estados-Membros manifestaram o seu apoio através do envio de equipamentos médicos, suprimentos alimentares e o envio de equipas de busca e salvamento.

O Estado Português, representado pela Missão Permanente de Portugal junto das Organizações das Nações Unidas, manifestou prontidão no envio de uma equipa de especialistas em busca e salvamento em estruturas colapsadas da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e uma equipa médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, avançando, igualmente, que a contribuição anual para o CERF, proveniente do orçamento do Camões, I.P., será antecipada este ano permitindo dotar a OCHA de maior flexibilidade para alocar recursos para as necessidades mais imediatas.