Bulgária: “Dias da Lusofonia” celebram “Felicidades à portuguesa”

Publicado em sexta-feira, 03 janeiro 2014 13:20

A iniciativa “Dias da Lusofonia” decorre em janeiro de 2014 em Sófia, Bulgária, dedicada ao tema “Felicidades à portuguesa” e com um programa cultural que inclui conferências, conversas com o escritor Pedro Rosa Mendes e a exposição “Uma Certa Lisboa: fotografias de Elisaveta Ivanova”.

Rumen Stoyanov, da Universidade de Sófia, é responsável pela conferência inaugural, que se efectua a 6 de janeiro, pelas 18:00, no Espaço Camões de Cultura e Língua na capital búlgara, dedicada ao tema “Carlos Drummond de Andrade e a Bulgária”.

No dia seguinte será a vez de o professor Sérgio de Souza Oliveira, do Centro de Língua Portuguesa (CLP, do Camões IP) de Praga, falar sobre “Afetividades, Lusofonia e Migrações: Novas Abordagens para os Fenómenos da Identidade, da Cultura e da Língua”.

Nos dias 10 e 11 realizam-se encontros com o escritor português Pedro Rosa Mendes, que abordará tópicos diversos: “Como pode um escritor português refletir sobre África a partir da experiência literária”, “Literatura, Memória e História” e “Legacies of the Cold War: Impunity from East to South”. Na última sessão, dia 11 pelas 18:00, o escritor/jornalista falará sobre a sua obra “Lenin Oil”.

Ainda nesse dia, mas pelas 21:00, realiza-se no Bar Neu Berlin uma Festa dos Alunos de Filologia Portuguesa, “Sons Lusófonos”. O programa cultural inclui ainda cinema, com a exibição dos filmes “Kiss me”, de António da Cunha Telles (2004), no dia 18 de janeiro, e a 25 a obra “Maria e as outras”, de José de Sá Caetano (2004).

Ponto alto da iniciativa do Camões IP “Dias da Lusofonia” é também a inauguração da exposição “Uma Certa Lisboa: Fotografias de Elisaveta Ivanova”, marcada para as 17:30 de dia 7 de janeiro.

Mais informação: http://www.cafelusofono.net/136101.html