“Cabaz di Tera” presente na Feira Internacional do Artesanato em Lisboa

Publicado em sexta-feira, 29 junho 2018 16:41

Encontra-se representada na Feira Internacional de Artesanato em Lisboa a cooperativa de artesãos e produtores bissau-guineenses “Cabaz di Tera”, com uma mostra de panos de pente de tear artesanal fabricados por agrupamentos de mulheres artesãs beneficiárias do projeto “Mulheres + Valorização Inclusiva e Solidária da Cultura Guineense”, cofinanciado pelo Camões, I.P. e União Europeia.

O projeto promovido pela ONGD “CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral” em parceria local com a “Cabaz di Tera”, que tem como regiões alvo Bissau, Biombo e Cacheu, visa potenciar a emancipação económica e social de mulheres vulneráveis através da criação artística e da valorização económica da tecelagem tradicional guineense.

Os panos de pente têm uma grande importância social e cultural na Guiné-Bissau, por se tratarem de uma tradição antiga com valor patrimonial e por serem usados em várias ocasiões de grande significado para o país, passando pela política, moda, cerimónias fúnebres, casamentos tradicionais e decoração.