Cabo Verde: Cerimónia de assinatura de contratos dos projetos cofinanciados no âmbito do Programa Temático da União Europeia para Atores Não Estatais e Autoridades Locais

Publicado em segunda-feira, 14 dezembro 2015 16:52

Decorreu no dia 10 de dezembro de 2015, na Cidade da Praia, a cerimónia de assinatura dos contratos dos projetos selecionados no âmbito do convite à apresentação de propostas do Programa Temático da União Europeia (EU) para Atores Não Estatais (ANE) e Autoridades Locais (AL), intitulado “Preservação e melhoria do património social, cultural e ambiental como fator de diversificação e desenvolvimento do turismo sustentável e solidário em Cabo Verde”.

Dos mais de 30 proponentes que submeteram as respetivas propostas de projetos, foram selecionados seis, entre os quais se contam três organizações portuguesas: o Instituto Marquês de Valle-Flôr, a Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas e a Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste – ESDIME.

Com uma dotação total de cerca de 2.400.000,00 Euros, os projetos selecionados assegurarão uma assinalável representatividade geográfica, contemplando as Ilhas de Santiago, S. Vicente, S. Antão, Maio, Fogo e Brava, e serão implementados em estreita parceria com as respetivas Câmaras Municipais.

Tendo em conta que o Turismo é um setor chave para o desenvolvimento de Cabo Verde e um importante vetor de crescimento económico e criação de emprego, a DUE lançou, em Maio último, um convite às Organizações da Sociedade Civil (OSC) para apresentação de propostas que perspetivassem a valorização e diversificação da oferta turística, atendendo aos critérios de qualidade, respeito do meio ambiente e geração de emprego, visando a criação de novas, e mais inclusivas, dinâmicas de turismo local.