Cabo Verde: Comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago

Publicado em segunda-feira, 21 novembro 2022 14:52

O Camões - Centro de Língua Portuguesa (CCP) no Mindelo, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Escola Técnica do Mindelo associaram-se às comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago com o projeto “A Poética de Lugares e Tempos de Chuva e Seca - Diálogos entre a Arte da imagem e da Escrita de José Saramago e Manuel Lopes".

A partir da leitura e (re)interpretação gráfico-visual das obras “Levantado do Chão”, de José Saramago, e “Os flagelados do Vento Leste”, de Manuel Lopes, os alunos do Curso de Artes Gráficas (11.º e 12.º anos) da Escola Industrial e Comercial do Mindelo – Guilherme Dias Chantre (EICM-GDC) desenvolveram composições poéticas e visuais representativas dos temas centrais das referidas obras.

As primeiras sessões de leitura e análise das obras decorreram em fevereiro e março de 2022, no CCP no Mindelo, localizado na Uni-CV - Polo do Mindelo, e foram orientadas pela professora Sofia Santos (Docente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. / Uni-CV) e pelo professor Rudy Évora (Bolseiro do Programa de Investigação Fernão Mendes Pinto).

O processo criativo, em contexto educativo, foi orientado pelos professores Jair Pinto, Heitor Brito, Leila Pereira, Anilton Amador, Evanilda Delgado, Suzy Gomes e Edivaldo Silva (EICM-GDC). Utilizando a gravura como meio, foram cruzando as palavras e as narrativas de gentes de geografias distantes, para representar vidas, dores e esperanças comuns.

Deste diálogo criativo, expressivo e dinâmico entre a literatura e as artes visuais resultaram composições poéticas e visuais que foram apresentadas no dia 17 de novembro de 2022 e que se encontram expostas no átrio da Faculdade de Educação e Desporto, da Uni-CV – Polo do Mindelo.

33577 4

33577 1

33577 2