Cabo Verde conclui formações nas áreas da corrupção, branqueamento de capitais e tráfico de estupefacientes

Publicado em terça-feira, 22 junho 2021 16:48

Teve lugar, entre 14 e 18 de junho de 2021, em Cabo Verde, a terceira fase, de avaliação das ações de formação nas áreas da prevenção e combate à criminalidade económico-financeira e tráfico de drogas, com tutoria do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e do Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC) de Portugal, no âmbito do PACED – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste.

Esta terceira fase das formações destinou-se aos 7 especialistas cabo-verdianos que integram a bolsa de 44 formadores na área penal criada ao abrigo do PACED, estando já agendada a realização desta avaliação nos demais países parceiros do Projeto.

A formação de formadores inicial e as formações nacionais contaram, de igual modo, com o apoio e tutoria do CEJ e do IPJCC. No âmbito deste programa de capacitação, o PACED realizou, nos seis países parceiros do projeto, 38 ações de formação nacionais, nas quais participaram cerca de 400 formandos. A primeira edição destas ações de formação em Cabo Verde decorreu em 2017.

O PACED tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular o tráfico de estupefacientes.

Com duração até dezembro de 2021, o PACED (www.paced-paloptl.com) dispõe de um orçamento global de 8,4 milhões de euros, financiado através do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento da União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.

32462 1